Karel IV

King Lager

8,4% 84 Pint 4º - 8º C

Com o sucesso da Jan Kubis, cada vez mais levas dela foram produzidas. Certa vez, ainda nos moldes caseiros, alguém filtrou menos água do que devia, e a cerveja, ao invés de ficar com 5,3% de teor alcoólico, acabou com 8,4%. Porém, o resultado agradou a todos, sendo necessário apenas aumentar a lupulagem, fazer um ajuste aqui e acolá. Assim nasceu a Karel IV.

Como é uma lager, com uma fermentação neutra do Pilsner Urquell, os aromas de malte e lúpulo são mais pronunciados. Uma cerveja para aquecer, refrescar, relaxar ou depois de um dia estressante. Versátil como toda boa cerveja.

Se tivessemos fermentando com o fermento do tipo Ale, a Karel IV seria uma Imperial India Pale Ale, ou simplesmente, Imperial IPA. Todo amante de IPA vai se surpreender com o aroma e sabor pronunciado de lúpulo presente nessa cerveja. Muita gente é pega de surpresa, pois lê lager e pensa que é uma cerveja leve, mas depois do primeiro gole diz: parece uma IPA! Ou seja, com isso ajudamos a desmitificar um pouco o fermento lager que é geralmente utilizado para cervejas leves.

Seu nome homenageia o principal rei da região da Boêmia, Karel IV, que em seu reinado atingiu o auge da expansão e prestígio, chegando a dominar o Império Romano. Karel IV construiu grandes castelos, faculdades e igrejas que permanecem até hoje, ou seja, foi um rei “acima de um império”. Em homenagem a esse rei, a DUM criou o estilo King Lager, também conhecido como Imperial Indian Pale Lager.

Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e fermento.

Harmonização: A Karel IV combina com carnes fortes e gordurosas, como pernil de carneiro, por exemplo. Seu alto teor alcoólico ajuda a limpar o paladar e o caramelo combina com carnes. Além disso, queijos fortes também harmonizam muito bem com essa cerveja.