Grand Cru

DOUBLE WITBIER

8.8% 35 Snifter 4º - 8º C

A Grand Cru é outra cerveja que saiu das panelas, no Parque Temático, onde muitas das experiências da cervejaria acontecem. A DUM já fazia uma Witbier (Blanché) que era muito bem aceita entre os cervejeiros, mas era uma “cerveja comum”, e eles queriam produzir algo mais ousado.

Para desenvolver essa nova cerveja, foi adicionado mais malte caramelo e as raspas de casca de laranja fresca e coentro mantidos. Com 8,8% de álcool e 35 IBU, a Grand Cru agrada a paladares não acostumados com lúpulo e que procuram uma cerveja com final mais doce. O estilo mais próximo dessa cerveja é o Tripel, mas pela grande presença das raspas de laranja e do coentro, a Grand Cru foi rotulada como uma “double witbier”, já que muitas cervejas desse estilo levam quase os mesmos ingredientes e têm teor alcoólico e IBU parecidos.

O rótulo tem como inspiração a tela Le fils de l’homme (em inglês: The Son of Man) do pintor surrealista belga René Magritte. Nele, o pintor faz um autorretrato com uma maça em frente ao seu rosto. Assim como o artista, a proposta era criar uma cerveja “surrealista”, pois rompe com a racionalidade dos estilos tripel e wit.

Ingredientes: Água, malte, trigo, aveia, cascas de laranja frescas, sementes de coentro e fermento belga.

Harmonização: Harmoniza muito bem com frutos do mar: risoto, paella e ceviche, na brasa ou salteados. Também harmoniza com sobremesas como bolo de laranja com cobertura de laranja caramelizada. Pratos com apelo cítrico também combinam com a Grand Cru.

Medalhas:

  • Medalha de Bronze – Tripel – Concurso Brasileiro da Cerveja 2015
  • Medalha de Ouro – Tripel – South Beer Cup 2015